Español English Português
 
 
Existem diferentes formas de pagamento quando se compra um produto de uma empresa radicada no exterior. Os instrumentos a serem utilizados dependem da modalidade de compra combinada previamente entre o comprador e o vendedor. A eleição do meio de pagamento será determinada pelo risco assumido e pelo custo. Os meios mais utilizados são:
 
 

Ordens de pagamento (transferência bancaria): É uma transferência de fundos do importador ao exportador. Este procedimento não tem nenhum aval bancário.

Cobranças: Empregam-se para realizar a gestão de cobrança de documentos comerciais e financeiros dos bancos sem mais obrigação que cumprir as instruções que lhes são fornecidas. O custo é inferior e sua operatória é mais ágil. Se o importador não paga, o exportador não pode reclamar do banco, já que é apenas um intermediário. Utiliza-se quando há uma relação comercial de confiança.

Cartas de créditos: Maior nível de segurança nas vendas internacionais. Garante ao exportador a cobrança de sua operação. Tem a garantia de pagamento de dois ou mais bancos, e o importador a certeza de que somente haverá pagamento se suas exigências se cumprem. É uma ordem que o importador dá a seu banco para que faça o pagamento no momento em que o banco do exportador apresente a documentação que indica que a mercadoria foi enviada da maneira combinada.